Meme Literário


Olá pessoal, recebemos do blog Livrinhos e Docinhos nosso primeiro Meme Literário. Antes de respondermos às perguntas, gostaríamos de agradecer a Ayune, administradora do blog, que nos indicou! Obrigada por ter se lembrado do L&C!


 Amanda 

Por que entre tantas atividades você prefere ler?


Esta foi a pergunta mais difícil de responder pra mim, por isso a deixei por último, mas vou tentar fazer isso de forma breve e sincera, não que as respostas abaixo não tenham sido verdadeiras, mas é que é um assunto um pouco mais delicado e pessoal. Frequentemente passo por uns maus momentos, digamos assim... Fico sem ânimo para absolutamente nada, estudar, sair, conversar... E encontrei nos livros uma forma de passar por essas fases de uma maneira menos só. Encontro neles refúgio, companhia e me sinto mais aliviada. Os livros são verdadeiramente meus amigos, não que eu não tenha amigos de carne e osso, tenho e sou muito feliz e grata por isso, mas quando estou nessas fases ruins, geralmente evito o contato, pra não perturbar ninguém com minhas lamúrias. Não sei bem porque, mas acho melhor passar por isso assim. E os livros me dão força, frequentemente me deparo com personagens que me fazem rir e me ajudam a esquecer um pouco o que se passa, outras vezes encontro personagens com os quais me identifico muito e sinto que não estou sozinha, outras vezes encontro personagens super pra cima e tento me inspirar neles, enfim... sempre encontro  apoio de alguma forma. 

Por que gosta de ler livros físicos (na era da internet, muitos leem por ela)?

Realmente, muita gente lê pela internet mas eu não sou uma dessas pessoas e nem tenho vontade de me tornar uma delas. Nada contra isso, mas eu não consigo me concentrar tanto lendo em frente a um computador, já tentei várias vezes e sem sucesso, sempre parava antes de chegar na metade do livro. E nada se compara a emoção de ter um livro em mãos, de admirá-lo de saber que ele estará ali, onde você o guardar, saber que os personagens estão ali, dormindo pertinho de você e que você poderá acordá-los a qualquer momento, basta abrir e ler outra vez. 

Por que comprar livros?

Tudo que a gente gosta nós queremos ter sempre por perto não é mesmo? Eu sei que não é tudo que gostamos que podemos comprar, mas os livros, felizmente sim! É um dinheiro que gasto feliz da vida, quando o preço cabe no meu bolso, claro... ;) 

De onde vem seu incentivo de leitura, os blogs literários tem alguma influência nele?

Comecei a me interessar por livros bem cedo, meu pai sempre gostou de ler então sempre via vários livros pela casa. Minha mãe trabalhou muitos anos em uma escola de Ensino Fundamental, então ela pegava emprestado na biblioteca vários livros infantis, como eu ainda não sabia ler, quem lia pra mim era minha prima. Ela era a minha babá, digamos. Todos os dias a tarde (depois de assistir ao Castelo rá-tim-bum, rs) nós íamos pra varanda, sentávamos na rede e ela lia pra mim, lembro como se fosse ontem, tempo bom... Antes de assumir o Lendo&Comentando com a Jéssica eu não tinha costume de visitar blogs literários, então a influência deles ainda não é algo muito marcante, mas vem crescendo a cada dia. 

Você lê o que está na moda ou segue algum escritor que te agrada?

Eu leio livros que estão na moda, mas não só porque estão na moda, leio os que me interessam. Não vejo sentido nisso, se não sigo nem moda de roupas e afins vou seguir de livros?  E não sigo cegamente nenhum escritor não, gosto de vários e gosto de revezar e conhecer outros. Mas claro que tenho os meus preferidos, acho que todo mundo tem né? 

Ler um livro atrás do outro faz bem?

Acho que isso depende. Alguns livros são mais densos, outros nos fazem refletir muito então faz-se necessário um tempo para absorver tudo aquilo. Têm livros que ficam martelando na minha cabeça dias depois de já ter terminado a leitura. Então quando o livro mexe muito comigo eu dou um tempo até começar a ler outro. Não dou um tempo muito grande, 2 ou 3 dias no máximo. Mas quando leio livros mais leves, assim que os termino já passo logo pra outro. Afinal, o tempo é curto e quero ler MUITA coisa! 


 Jéssica 


Por que entre tantas atividades você prefere ler?

Porque ler me faz ter experiências que eu jamais teria na minha vida. E eu fico entediada por qualquer coisa, então fazê-lo me ajuda a ficar entretida. Para mim a leitura é mágica e enquanto estou lendo minha mente viaja e consegue esquecer problemas, na maiorida das vezes é igual a assistir um filme.

Por que gosta de ler livros físicos (na era da internet, muitos leem por ela)?

Eu adoro poder pegar nos livros, sentir o cheiro de novo e o mais importante, não cansa tão rápido, deixe eu me explicar melhor, ler na frente do computador rende bem menos porque o brilho da tela irrita os meus olhos, mas não tenho nada contra e-books, mas eu realmente amo livros de papel.

Por que comprar livros?

Porque eu me divirto com eles, algumas pessoas gostam de sair, outras de viajar, outras de assistir TV, jogar videogame e há, as que como eu,  gostam de ler e como todos gastam dinheiro com isso porque acham que vale a pena, que não estão jogando fora.


De onde vem seu incentivo de leitura, os blogs literários tem alguma influência nele?


Antes de mais nada da minha família, antes de eu aprender a ler, minha mãe lia para mim todo dia antes de eu ir dormir, depois que aprendi, todos da minha família me presenteavam com livros, mas meu vício mesmo começou depois de Harry Potter e os blogs literários começaram a contribuir depois, então é um conjunto de coisas.

Você lê o que está na moda ou segue algum escritor que te agrada?

Na verdade eu leio o que me agrada. Sigo meus autores favoritos, claro, compro  o que lançam e tudo mais, mas também leio o que me indicam. Não sou preconceituosa, leio tudo aquilo que é compatível com o meu estilo, simples assim. Adoro "descobrir" autores novos, em geral tenho surpresas agradáveis quando pego um autor diferente dos que sigo!

Ler um livro atrás do outro faz bem? 

Isso varia de pessoa para pessoa. Adoro ler e sempre foi um livro atrás do outro, nunca me prejudicou, muito pelo contrário. Acho que a leitura me impede de ficar pensando coisas bobas, além do mais com a carreira que pretendo seguir será sempre assim!



Bem legal esse Meme não é pessoal? Gostamos bastante de respondê-lo. Os indicados são os nossos blogs parceiros qua ainda não responderam a esse Meme... E se você tem um blog e está lendo, sinta-se indicado também!

Beijos.
E até o próximo post!

11 comentários:

  1. Hm, gostei do Meme!!

    Concordo em mt com vc Mandy!
    Mas sabe, ja li mt ebook, so que hj em dia não consigo mais! Se to na frente do pc, ou é pra ficar net ou pra escrever (não consigo me concentrar em ler livro), embora eu tenha alguns ebooks para ler!

    E Jess, acho que mt gente ficou viciada depois de HP!! Isso é bom ^^

    Tb gosto de ler o que tá na moda, mas tem que ter a ver com o que gosto!

    bjssss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o meme e adorei as respostas.
    Concordo com o que vocês disseram dos livros, não gosto muito de e-books, afinal, eu uso óculos e se eu ficar muito tempo na frente do computador, meus olhos acabam irritados e isso realmente acaba com a vista. E também é ótimo ficar adimirando a capa, sentir ele nas mãos, o cheirinho de livro novo. Não tem nada comparado com isso.

    Beijos :*
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  3. Minhas lindas não sei se vcs perceberam mas quem criou as perguntas foram eu e quem criou o meme foi a querida clicia. Então sempre que vejo ele tão bem respondido fico mega feliz =)
    adoro nosso contato!!!
    sucesso sempre viu!!!

    ResponderExcluir
  4. Aaaah, antes que eu começasse a trabalhar, eu lia muito pelo PC. Eu li toda a saga Crepusculo, todos os livros de IAN, todos os livros da Academia de Vampios, 4 livros do NS, 10 livros na Nora Roberts, 2 da serie Imortais da Alyson Noel... Enfim... Eu nao tenho problema nenhum em ler no PC, mas tem gente que nao gosta né?! Mas esse era o unico jeito que eu tinha. Mas hj em dia eu ainda leio, nao com tanta frequencia pq eu nao tenho mais tanto tempo e hj eu trabalho, posso comprar (alguns) dos meus livros.

    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  5. Oi garotas,
    Adorei as respostas de vocês realmente gostar de ler tem que ser uma coisa que vem de dentro não adianta niguem querer forçar. Como vocês tambem nao tenho um autor favorito gosto de ler de tudo e as vezes tambem sinto vontade de parar entre uma leitura e outra ja que os generos mudam muito..srsr...Tem resenha nova no ar se quiserem dar uma conferida.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  6. Amandinha, que linda!!!
    Adorei suas respostas flor! Eu me identifiquei muito com você e acho que muitas leitoras também!
    Encontro um ombro amigo em todos os livros que leio, até nos de terror, acredita? E assim que como você, nos meus momentos mais "tristes" ou nas fases em que eu quero ficar sozinhas em incomodar as pessoas, eu me apego mais ainda aos livros.. Acho que independente do momento a sensação é que eles sempre estarão prontos para nos trazer o que quisermos sentir: alegria, risadas, condescendência, etc...
    =)
    Quando o livro me atinge muito eu também dou um tempo pra "absorver" tudo e esperar o efeito do livro passar. Alguns demoram mais e outros menos mas eu sempre dou um tempo pra história surtir efeito em mim!
    \o
    Eu também prefiro comprar os livros! Nossa, já tentei ler no PC e foi um fiasco! Hauhauha, é horrível e a gente não pode marcar os quotes nem nada né? Eu não gosto... =(

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. eu n tenho problema de ler pelo pc n, mas so leio no pc pq eu n trabalho e nem ganho mesada entao n tenho como comprar...quando eu conseguir um emprego eu vou comprar e ler menos pelo pc.

    eu tbm começei o meu vicio com livros com HP *-*

    ResponderExcluir
  8. Que bacana!
    Adoro as respostas desse Meme. Porque ele saiu do meu Blog e do Aline. Fico contente quando vejo as respostas dos outros!

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  9. Heey meninas! Ahh, que meme fofo! Amei haha *-*
    E bah, me identifiquei demais com algumas respostas de voces!
    Acho que todos os bookaholics são meio parecidos, né? hehe ;P
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  10. gostei bastante de responder este meme tbm.. é incrivel como roda rapido na net..rs

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas!
    Eu achei legal esse meme e também já respondi no meu blog.
    Amanda, me identifiquei muito com você na sua resposta da 1º pergunta. Eu também tenho uns "momentos" e as vezes a única companhia que quero são os livros.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir