Um Dia - David Nicholls

Sinopse


Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

"Vinte anos, duas pessoas, um dia."

Surpreendente. Essa é a palavra que escolho para definir o livro Um Dia. Antes de começar a leitura eu esperava um romance que fosse me arrancar rios de lágrimas, um romance de tirar o fôlego. Mas não, o livro não segue essa linha. Mas para minha total surpresa e felicidade, eu não fui surpreendida de forma negativa. Traduzindo isso em algumas palavras: Nem melhor nem pior, apenas diferente. — Diferente de um jeito lindo! 

Dex e Em (Dexter e Emma) se "conheceram" no dia 15 de julho de 1988, na noite da formatura da faculdade. Mesmo, aparentemente, não sendo nada parecidos — Dexter faz o estilo bonitão, popular, descolado; enquanto Emma é a típica garota inteligente com complexo, às vezes, de 'o patinho feio' e com um senso de humor incrível  — mas eles têm algo em comum: um futuro incerto que os espera. 

O primeiro encontro que tiveram, apesar de rápido, foi intenso e marcante. Pois a partir dali, nasceu uma amizade, grande amizade. Eles se tornaram melhores amigos. Dex&Em, Em&Dex. Mesmo sendo grandes amigos, é natural que tenham seguido caminhos diferentes. Afinal eles acabaram de se formar, é agora que estão indo para a vida adulta e isso requer mudanças.  


Cada capítulo do livro narra o que acontece no dia 15 de julho de determinado ano. Começa em 1988, depois 1989 e assim por diante. Achei a ideia do livro fantástica, e a narrativa do autor, perfeita. Mesmo que só saibamos o que acontece em um dia do ano na vida dos personagens, quando o próximo capítulo começa, narrando o ano seguinte, não ficamos perdidos. Conseguimos perfeitamente nos situar. Não ficamos com aquela interrogação na cabeça sem saber como foram os outros 364 dias do ano dos personagens.


É importante lembrar que, nos dias 15 de julho desses anos, os personagens não estão necessariamente juntos. É narrado o que se passa nesse dia, independente deles estarem no mesmo lugar ou não. 


Um Dia é mais um livro sobre a vida, do que um romance choroso. Mas isso não tira a emoção que o livro trás. Como posso dizer? Um Dia é real! São personagens de carne e osso, assim como eu e você. As dúvidas e situações são fatos que nós estamos sujeitos a enfrentar. Isso faz com que um vínculo forte se crie entre o leitor e os personagens.


Os personagens são apaixonantes. Cada um é capaz de nos conquistar a seu modo. Capazes de nos fazer rir, sentir raiva, ansiedade, emoção... Os personagens são maduros, mas isso não quer dizer que não cometem erros. O livro é fiel à realidade e mesmo assim, encantador. Se eu recomendo? Com certeza. Quem tem e reconhece o valor de uma boa e verdadeira amizade vai se render aos encantos desse livro.


O filme estreou no dia 8 deste mês,  foi dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig e traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley. Assista ao trailer abaixo.


"Uma análise minuciosa e habilmente construída sobre o que fomos e o que poderemos nos tornar." — ESQUIRE

                                                                   SOBRE O AUTOR                                                             

David Nicholls nasceu em 1966, em Hampshire, Inglaterra. Formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator. Em Londres, atuou em espetáculos teatrais. Entre uma peça e outra, Nicholls trabalhava como vendedor de uma rede de livrarias. Após trabalhos freelance, conseguiu emprego como leitor de peças e pesquisador, o que o levou à edição de roteiros. Adaptou a peça de Sam Shepard, Simpático, que se tornou um filme estrelado por Sharon Stone e Nick Nolte. Além de Um dia, publicou os romances Starter for Ten e The Understudy.

  A Intrínseca fez uma página especial para o livro: Confira!  

                                                                                                                                                                   

Classificação final:



Livro: Um Dia
Autor: David Nicholls
Páginas: 411
Editora: Intrínseca

27 comentários:

  1. Olá!

    Gostei de sua resenha. Muito organizada, embasada, criteriosa. Eu não sei se leria o livro, me parece um tanto triste... e muito sentimental. Estou enganada?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda!
    Eu estava tão curiosa com esse livro que acabei comprando ontem mesmo. Pretendo ler antes de ver o filme. Parece ser muito bom mesmo, todas as resenhas que eu vi até agora são super positivas (incluindo a sua!).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Li no youtube e no filmow euq e aestreia é dia 8 de Agosto e é mundial. Bom, qualquer que seja a data, estarei lá para assistir.
    Depois de ler várias resenhas ótimas eu resolvi dar uma chance ao livro. No primeiro capítulo fiquei me perguntando o que as pessoas viram demais no livro, mas conforme a histórias deles e eles mesmos foram evoluindo, eu fui me apaixonando mais e mais.
    É realmente um livro incrível, muitp além do que eu esperava.

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  4. #Morri que história linda... nem sabia que era do David Nicholls adorei o livro dele a capa é maravilhosa, fofa e bem ilustrada!
    o book trailer é lindo já quero estar no cinema asstindo Manda!!!!
    o bom do livro é que é descrito todos os momentos fofos dos personagens a passagem de 20 anos, isso é mt lindo num livro, quando a saudade os reencontram aaah to falando mt


    Beijões

    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Só consegui comentar desta forma, mas estou seguindo: Kah
    Vim um primeiro momento conhecer o cantinho que achei uma graça.
    Mil bjoks.

    http://baby-buch.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha. É uma estória muito emocionante, melosa, mas emocionante e linda.
    Gostei demais.

    Bjoks

    @suellennxavier
    Suellen
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser LINDO! *--*
    Vou no evento esse fim de semana, e espero ter a oportunidade de lê-lo logo! :D

    beeeeijoo, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii, Mandinha!
    Ganhei esse livro do meu namorado e pretendo começar a lê-lo em breve.
    Só li críticas positivas. Cada resenha que leio, tenho mais curiosidade.
    Por falar em resenha, a sua está ótima!
    Beeijos!

    Nataly Nunes
    @critiquinha
    http://critiquinha.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Pessoal, muito obrigada pelos comentários! :)

    • Carol: Na página do livro no facebook da Intrínseca estava escrito que o filme sairia no dia 8 deste mês, mas aqui no Brasil ele ainda não estreou não. Pode ser que essa data, 8 de agosto seja a data que ele sairá aqui. :) Pode ser... não tenho certeza não ^.^
    • Ana C. Nonato: O livro é um pouco triste, mas não é nada dramático demais, também dei boas risadas com eles. O senso se humor dos personagens, da Emma principalmente, é ótimo! :) Dê uma chance pra ele, porque vale a pena.
    • Kah: Olá! Seja muito bem vinda ao L&C! Só conseguiu comentar como anônimo, porque será? :( Devia ser frescura do blogger, hehe. Volte sempre viu?

    Beijão gente! ^.^

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Esse livro parece ser muito bom! Gostei da resenha ^^
    Pena que o filme ainda não estreou aqui.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda,

    Mais uma vez uma resenha muito bem escrita e estruturada, o livro parecer ser bem interessante, apesar que ultimamente estou na fase de ler fantasias e ficção científica, estou afim de ler o 2012...gosto dessas viagens rsrs...

    um abraço pra vc moça!

    Bruno
    www.estantedoconde.com

    ResponderExcluir
  12. Estou doida para ler o livro, mas ainda não pude comprar =/ Quero tentar ler antes de ver o filme rs

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  13. Ai, eu preciso ler esse livro :(
    IAHSUHAUHSAUSHUAHSUIAHSUIAHSUHASUIHAS!
    Ele esta na minha estante, mais como não é de parceria, nao faço a mínima ideia de quando vou ler, ai meu deus, preciso ler antes do filme =(

    Que trailer lindddddddddddddo, e pela sua resenha o livro deve ser maravilhoso! <3
    todos os blogs estão comentando, eu não posso ficar de fora né? HUIAHSIUAHSUIHAS

    Um beijo,
    Milena-http://divertletras.blogspot.com
    POST NOVO - "CAPA DA SEMANA"

    ResponderExcluir
  14. Estou morrendo de vontade de ler o livro! Vi o trailer do filme, e já adorei. Vou tentar ler o livro antes de ver o filme. Ótima resenha!

    Beijos.
    wakeupthe-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Finalmente consegui um pra mim, estou doida pra ler *-*

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem ?

    Nossa ameeei, não parece que quanto mais leio resenha desse livro fico mais louca para lê-lo... =/ pena que vai demorar muitooo para eu lê-lo, maas é a vida... suhasuhsausahuash'

    Beijoos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  17. Adoreeeeei, eu pensava também que era um suuper romance! Mas agora vi que nÃo é e continuei morrendo de vontade de ler ele! kkkkk <3
    Espero conseguir looooogo *0* Mt amor! haoesihasoeihasoeiduioashe.
    E o filme saiu aqui no BR já? :O

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olha, eu já queria ler esse livro, mais depois dessa resenha, eu quero o mais rápido possível. Gostei da ideia, do modo da narrativa e também adoro quando a história é de fato diferente e não a mesma coisa que estamos acostumados.
    Amanda, ótima resenha, adorei e só me fez querer mais e mais esse livro.

    Beeijos ;*
    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  19. Amandaaa,
    preciso ler esse livro urgente para assistir ao filme, é
    Não é um romance pra chorar? DD: hahaha
    mas se te surpreendeu positivamente, já está valendo. (tive 2 dejavus ao escrever isso pra vc #medo)
    a temática é bem interessante, e n parece nada convencional.
    Já tinha assistido o trailer e o vi aqui de novo, e se eu ver mais uma vez meu subconsciente vai falar mais alto e eu vou acabar comprando o livro hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Nossa, eu AMEI esse livro!! Apesar de você não ter achado choroso, eu chorei demais nos últimos capítulos e vendo o trailer! Simplesmente muito bom, a narrativa do autor é maravilhosa né??
    xD
    O melhor que li nesse semestre! Me apaixonei! =)

    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Lindo, lindo quero assistir o filme *-*
    Agora qdo eu for ler Um dia vou ver ela como Anne O.o
    Sua resenha só me deixou mais curiosa para ler, ainda não li nada negativo sobre esse livro. Espero gostar muito!
    Beijos;*
    Delírios de Salomé

    ResponderExcluir
  22. Creio eu que meio mundo blogueiro já leu ou está atras desse livro pra ler, que parecer ser realmente MUITO emocionante! COnfesso que estou ansiosa pelo evento que vai ter aqui em Brasilia e estou louca pra ler logo esse livro, principalmente depois que soube que foi transformado em filme e que tem a Anna como papel principal! Maravilhoso! Otima resenha, tbm acho que esse livro possa me fazer chorar.

    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro livros com personagens de carne e osso, que faz com que a gente se identifique realmente com eles, além da história.

    Eu estou louca para lê-lo, ainda mais que percebi que muita gente colocou ele como um dos melhores livros de 2011.

    Essa sua frase só me deixou mais ansiosa por esse livro: "Nem melhor nem pior, apenas diferente. — Diferente de um jeito, lindo!"

    Você teve a capacidade de aguçar mais ainda a minha vontade por Um Dia.

    Adorei a resenha!!!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  24. Sou louca pra ler esse livro! *-* Ainda não comprei, sempre passo alguns livros na frente por causa de promoção... Mas adorei sua resenha, da próxima não vou deixar passar!! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Ahh esse livro é a coisa mais perfeita do mundo, e olha que eu ainda não terminei de lê-lo. Eu terminei a segunda parte dele ontem e chorei muiiito.
    O autor criou um modelo de narrativa excelente, contando onde cada personagem está no mesmo dia em que se conheceram, ano após ano.
    Eu estou lendo ele bem devagar, por que não quero que acabe HAIUSHAUSI enfim, estou amando até agora, espero não me decepcionar com o fim, hehe.
    Bjss meninas :*

    ResponderExcluir
  26. minha prima prometeu que me emprestaria para ler..
    curiosa de ++.
    otima resenha.

    ResponderExcluir
  27. Aaah, adorei a resenha. Só me deixou com mais vontade de ler o livro *-* Deve ser muito interessante essa narrativa contando apenas o que acontece no dia 15, por isso o nome do livro.. Um Dia.. hahaha.

    Bjs (:

    ResponderExcluir