Jardim de Escuridão - Trilogia Cartas #1 - Bianca Carvalho

Sinopse
"Todo dom pode ser uma bênção ou uma maldição..."
Para Lolla DeWitt, em seus últimos dias, o dom da clarividência, que sempre a acompanhara, serviria para guiar suas netas para seus próprios destinos através de três desejos. A cética Faith se tornou a primeira. Ela tinha o dom de compreender e sentir as flores. Sabia que cada uma tinha o seu significado, uma ligação com as pessoas, como premonições. Porém, ao se tornar viúva, caiu em uma depressão profunda, perdendo completamente a vontade de viver, deixando de acreditar em magia. A princípio, ela não acreditava que um simples pedido poderia lhe trazer de volta a felicidade, mas, mesmo assim, atendeu ao último desejo de sua avó e levou um tipo de flor especial para seu túmulo. Lá, de uma maneira inusitada, conheceu Rowan Allers, cuja irmã gêmea foi brutalmente assassinada por um serial killer. Sentindo uma estranha ligação, quase sobrenatural, com aquela história, Faith resolveu ajudar Rowan a descobrir toda a trama por trás daquele mistério, sem nem saber que suas vidas estavam mais ligadas do que ela mesmo imaginava. Uma ligação perigosa e talvez fatal. 

Já faz algum tempo que queria ler este livro, quando entrei em contato com a Bianca, que por sinal é muito simpática, que disse estar abrindo o book tour de Jardim de Escuridão, não pensei duas vezes e aceitei, tenho adorado ler e apoiar autores nacionais e achei que seria uma ótima oportunidade, além disso, nunca tinha participado de nenhum.

Este é o primeiro livro da Trilogia Cartas e conta a história de três irmãs. A narrativa começa com os momentos finais de Lolla DeWitt, ela é a mais velha de uma família especial, onde cada mulher pode ser considerada abençoada por um dom, mas essa benção pode ser considerada uma maldição também, Lolla possuía o dom de prever o futuro e sabendo que sua vida chegaria ao fim em pouco tempo, ela escreve três cartas, uma carta para cada neta, que devem ser entregues em um momento estabelecido pela avó.

Faith é a neta mais velha e a primeira a receber sua respectiva carta. Mesmo sendo jovem, já passou por muitas coisas, a morte dos pais na infância e a do marido em um acidente já seria muito para alguém, mas o acidente de carro que matou o marido de Faith também fez com que ela perdesse o bebê e agora, a mulher que a criara desde a morte dos pais também está morta. A vida não foi muito gentil com ela, mas é com a ajuda e amizade da irmã, Cailey, e da prima, Tatiana, que ela segue em frente.

Ao receber a carta Faith se depara com um pedido inusitado de sua avó e ao atendê-lo ela se vê imersa em algo muito perigoso, algo que envolve assassinatos e muitos mistérios. Simultaneamente ela conhece Rowan Allers, com quem viverá uma intensa história de amor. Seu dom pode ser de muita ajuda neste novo momento, na verdade, não de muita ajuda, mas essencial para que ela continue viva, talvez.

A obra é muito interessante, principalmente para quem gosta de YA, assim como eu, e a forma como foi estruturada é especialmente interessante. Quando pensava em Jardim de Escuridão, acreditava ser uma obra que focasse principalmente no romance da personagem, e não na parte sobrenatural, mas estava errada e agora, se for parar e refletir sobre, o nome deixa bem claro que não é assim. Além disso, gostei do fato de que a autora colocou um nome que "converse" com o dom da personagem principal.

A Bianca escreve de uma maneira que faz com que fiquemos ligados as personagens, e o fato da trama fugir do óbvio é outra coisa que chamou bastante a minha atenção. Além disso, a clareza ao definir traços tanto físicos como de personalidade, faz das personagens muito bem construídas. Outro fato que me chamou atenção, é uma trilogia, mas este livro não deixa milhares de pontas soltas, vários hiatus, o que a meu ver, em geral prejudica ao invés de ajudar.

Havia alguns erros nos livros, mas estes já foram resolvidos, portanto não vale a pena mencioná-los. Em algumas partes do livro eu senti falta de mais ação, de algo que agitasse a história, mas isso foram em apenas algumas passagens e esse foi o ponto negativo do livro. Bianca é uma autora muito promissora e vai surpreender a todos nós com o próximo volume, tenho certeza.

A diagramação é simples, mas o que realmente me chamou atenção foi a capa, ela é maravilhosa e eu me apaixonei por ela assim que a vi. Ela tem todo esse clima de mistério e é bem escura, o que me faz achá-la meio dark, isso foi um elogio! Além disso, adequação é um ponto crucial quando se trata de livros, e esta capa, meus amigos, cai como uma luva.

Já quero ler o segundo livro da trilogia, que aliás já tem nome, chama-se Versos Sombrios. Espero que ela faça outro book tour ou abra parcerias, de qualquer forma, vou esperar apenas este acabar porque no fim tem o sorteio do livro entre as blogueiras que participaram, mas se não ganhar vou comprar porque este é um livro que quero muito na minha coleção. Enfim, Jardim de Escuridão leva quatro estrelas.

Classificação final:

29 comentários:

  1. Oba, não vejo a hora de chegar a minha vez no Book Tour *-* Estou ansiosa, adorei a resenha, aumentou a vontade rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda. Que título legal.
    Os autores brasileiros estão COM TUDO.
    Gostei muito da resenha Jessie, mais um livro pra me levar pra falência!

    =*

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, flor!
    Muito obrigada mesmo!!!

    Bjs
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Também acho essa capa linda!
    O livro parece ser ótimo, gosto de narrativas bem estruturadas e que fogem do óbvio! Também é muito bom ver um livro de uma série que não deixa muitas pontas soltas.
    Como estou numa fase mais "romance" do que "sobrenatural", não tenho tanto interesse em ler, mas o livro deve ser ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oii

    Parece muito bom mesmo, a capa muito linda mesmo. Também gosto de estórias que fogem do normal.
    Me interessou bastante esse livro até por que eu gosto de livros que envolvam cartas, eu li o livro do Mauricio Gomyde e acabou entrando como favorito de 2012... hahaha'

    Beijos
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  6. Eu havia visto um comentário sobre sse livro no canal da Lycia Barros no Youtube. Ela falou muito bem sobre a história e foi isso que me fez querer ler o livro.
    Adorei sua resenha. Só me fez ter mais vontade de ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. A capa é perfeita demais! *-* E claro, o conteúdo parece ser ótimo também! rs

    Beijo,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com
    Espero sua visita lá rs

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria muito de participar de Book Tours,é sempre bom apoiar nossos autores precisamos dar valor a eles!
    Adorei tua resenha,a capa é linda...sua resenha ficou ótima.
    Bjos
    http://www.meusolhosleem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Jessie.
    Como amante de capas eu tenho que já começar dizendo que a de Jardim da Escuridão é muito linda. Só que por causa do corre, corre eu nunca tinha parado pra ler a sinopse e por isso não sabia do que o livro se tratava, mais de inicio achei que fosse apenas um romance. E eu estava enganado, o livro foca em temas que eu gosto de ler, e depois de sua resenha e da indicação da Lycia não tem como eu não querer ter ele para ler.
    É muito bom saber que os personagens são bem construídos, tenho lido livros ultimamente que não são assim, o que torna a leitura chata. Já esta na minha lista.

    Elder Koldney

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler este livro, li ótimas críticas á respeito dele e a Bianca é uma fofa mesmo, falei com ela uma vez! =)
    E a capa é realmente incrível, legal você destacar o lance da adequação! =)
    Adorei!
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  11. Essa capa é realmente muito linda!!
    Fiquei com a maior vontade de ler, não sabia que era um YA sobrenatural.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa que legal e capa é perfeita né!!!!

    Meninas vcs estão com promoções fantásticas!!!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tá aqui na estante esperando para ser lido!!!

    Beijoos
    Gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha!

    Ouço diversos comentários sobre ele. De todas as opiniões.
    Tirando que a capa é lindíssima né??

    Beeeijos, Pâh
    www.nas-paginas-de-um-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Jessie, pela capa, confesso que não costuma me interessar. Ela é realmente linda, mas tem um ar meio dark, como você falou, que geralmente remete a livros sobrenaturais e eu não curto muito. Entretanto, adoro esse tipo de suspense de deixar pistas e coisas do tipo e essas cartas são bem interessantes. Deixa a estória bem original! Fiquei curiosa. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Capa muito linda e enredo aparentemente muito bem construído. Mas e esses nomes americanizados? Não curto muito isso, como se se parecesse com um livro americano as pessoas iriam gostar mais. Sei lá. Mas as história é das boas, hein?! Beijos!

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  17. Oi tudo bom? Então, é a minha primeira visita aqui no seu e poxa, estou adorando! Estou seguindo e voltarei mais vezes!

    Também tenho um blog, passa por lá? Te deixo o link dele:
    http://25conto.blogspot.com/
    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Otima resenha, vc expressou mesmo profundamente...

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  19. Poxa, fiquei bem curiosa pra ler o livro! Vou procurar saber mais sobre ele, e adorei sua resenha!

    beijos,
    May ;*

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho TANTA vontade de ler esse livro *-*
    Adorei tua resenha... Os pontos que você colocou me deixaram mais curiosa ainda!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  21. Olha que bacana!!
    Acompanhei meio de perto o trabalho da Bianca, vi o livro dela na Bienal (Selo Brasileiro) mas não tive como comprá-lo... Achei bem interessante o tema abordado apesar de não ser tão ligada em histórias de magia, dons, premonições voltadas para o romance, entende?
    Mas pela resenha, imagino que a Bianca mandou bem e é bom ver que a história, no geral, te motivou a ler a continuação!
    *-*

    Beijos Jess!
    =*

    ResponderExcluir
  22. Olá, Mandinha!!!
    Achei interessante a temática e espero ter a oportunidade de ler algum dia o livro da Bia! Ela certamente tem muito potencial e não vejo a hora de poder conferir de perto o primeiro livro da trilogia, que tem tudo para ser um sucesso.
    Uma pena que quando soube do BT, já tinha encerrado as inscrições, mas já está na lista imensa de desejados.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  23. Ah, se não me engano também estou no book tour.
    O livro deve ser muito bom, não vejo a hora de ler.
    E essa capa. OMG! Achei muito linda.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  24. oi Jéh <3
    Não conhecia esse livro, e acho que essa avó estudou em Hogwarts né? HAHA
    Eu não gostaria de ser uma das netas que pegaria uma das cartas #MEDO
    Parece realmente um livro muito interessante. Eu não conhecia a Bianca (dã Nicholas, se vc n conhecia o livro, era óbvio que vc n conhecia a Bianca) haha
    A capa parece de livros americanos, gostei.

    bjs!

    ResponderExcluir
  25. Acho incrivel que só vejo esses books tours quando as incrições acabam!
    Também achei a capa linda demais!
    Eu ADORO livros com cartas não sei porquê,e fico toda entusiasmada de conhecer novos autores brasileiros.

    beijo!!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  26. Que maldade me deixar curiosa sobre um livro deste jeito.. rs Já tinha visto a capa do livro em um blog, mas os seus comentários me deixaram bem interessada, afinal vc foi só elogios a história e aos personagens, vou buscar saber mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  27. Tenho lido resenhas sobre esse livro - por acaso - e estou me interessando cada vez mais em lê-lo.
    Não tenho blog então não posso participar de Book Tour, mas podia rolar um sorteio pra dar a chance a alguém que não tem blog, de ganhar também.

    Gostei muito do seu blog, vou virar fã pelo Google Friend Connect, e nem é pra participar de promoção, é porque eu gostei mesmo! Hahahah (mas claro que se tiver algum sorteio bacana, irei participar ;D)

    ResponderExcluir
  28. Confesso que enquanto eu olhava as resenhas, eu não resisti à essa capa, tive que clicar xDD e como se não bastasse a capa, a história também me chamou muito à atenção *--* Esse livro parece ser ótimo! É incrivel como você consegue me deixar mais que empolgada pra ler todos os livros que escreve sobre xD Você faz ótimas resenhas parabens! *-*

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Ja tinha visto a capa desse livro por ai e achei ela linda, mas ficou nisso sabe? Vi a capa, achei linda e só, nem fui atras de sinopse querer saber mais e tal, mas agora depois dessa resenha vi o erro que cometi...
    Simplesmente adorei a história desse livro, todo o mistério e tal. Adorei mesmo, não esperava que o livro tinha uma história sim tão interessante.
    Adoro YA e tenho certeza que esse não ira me desapontar, a história parece ser bem interessante e a capa é absurdamente linda.
    Pretendo ler esse livro.
    Ótima resenha e sucesso para a Autora!

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir