O Príncipe dos Canalhas - Série Canalhas # 01 - Loretta Chase

Antes de começar a resenha de O Príncipe dos Canalhas preciso revelar um fato chocante para vocês: nunca li nenhum romance de época! Vocês podem ficar pasmos com isso, apesar de todo sucesso dessa linha literária, mas finalmente decidi dar uma chance para o gênero.

Sebastian Ballister, também conhecido como o marquês de Dain, tem uma reputação nada invejável: muito alto, com nariz proeminente e é conhecido por muitos como Lorde Belzebu. Qualquer dama de respeito passa longe dele, mas Jessica Trent se sente intrigada por tal figura e, mesmo sabendo que sua reputação pode ser arruinada, não consegue se manter longo do marquês.


Ele, por outro lado, não se importa com sua reputação. Depois da terrível infância que teve, todos os problemas com o pai, o abandono e morte da mãe e, em seguida, ser trancado em um colégio interno fez do nosso marquês alguém insensível, até que a impertinente e linda Srta. Trent atravessa seu caminho. 

Sebastian não entende porque perdeu o interesse nas meretrizes e como Jessica não sai, nem mesmo durante um segundo, de sua cabeça. Durante a sua vida aprendeu a não se importar com a opinião de outras pessoas ou como agiam perto dele, mas curiosamente o que a jovem pensa a seu respeito e como ela age quando está por perto é algo de extrema importância para o marquês e isso só o enfurece mais.

Jessica por sua vez está em uma missão, foi de Londres até Paris para salvar seu irmão das garras do marquês de Dain, mas agora tudo que consegue pensar é que quer estar mais e mais perto do canalha que está arruinando a vida de Bertie com jogatinas, bebedeiras e prostitutas. Ela vai lutar para salvar seu amado irmão e para não se apaixonar pelo maior devasso que a sociedade parisiense da época já conheceu, será que ela consegue?

Sem dúvida alguma o ponto alto do livro são os protagonistas, ambos de temperamento muito forte, Sebastian é um homem atormentado que tenta suprir seus problemas do passado com jogatina, bebedeiras e prostitutas. E Jessica é uma mulher com o pensamento muito a frente de seu tempo e que não se deixa intimidar, forte e decidida é o tipo de personagem que só engrandece a trama.

Realmente me encantei pela narrativa de Loretta Chase, o ambiente do fim do século XIX já é por si um atrativo, mas a autora tem um jeito muito peculiar de cativar o leitor e foi isso que me fez ler mais de 200 páginas em um só dia. Outro ponto positivo é que não consegui reparar qualquer contradição entre a proposta do livro e o que sei sobre a época, fato que não pode passar despercebido pois mostra o cuidado de Chase em sua pesquisa.

Chase se arriscou muito ao criar Jessica com uma personalidade tão determinada, uma vez que o mercado literário é cheio de personagens fracas e por esse motivo a autora realmente me conquistou, é uma história de amor onde a mulher não se anula, muito pelo contrário. É sempre bom quando isso acontece em uma obra.

O desfecho foi e não foi previsível, todos já imaginavam como terminaria, mas há certos acontecimentos (os quais eu não posso citar pra não acabar com a graça do livro) em que vemos sutis mudanças em Sebastian e Jessica, não algo radical, mas mudanças para que eles se adaptem um ao outro como tem que acontecer em todo relacionamento.

Bom, com certeza entrei com "pé direito" na literatura de época e me encantei tanto com esse livro que já estou mais do que ansiosa para saber quando saem os próximos volumes da Série Canalhas aqui no Brasil. Que a Editora Arqueiro não demore muito a publicar!


3 comentários:

  1. É um caminho sem volta. kkkk Romances de época são muuuito apaixonantes. Leia Lisa Kleypas e Julia Quinn que são ainda melhores <3 As duas arrasam e são minhas atuais favoritas!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oiii!! Não li o livro ainda, mas sempre vejo comentários positivos a respeito dele. E sua resenha me deixou com mais vontade de conhecer essa história...

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de colocar ele ao lado da minha cabeceira. Meu próximo livro e como você meu primeiro livro de romance de época. :) Espero gostar.

    ResponderExcluir